Vídeo educacional: Sócrates

Criação: Graça Craidy; Direção: Elizabeth Tati Chanampa.



UNIVESP – ROTEIRO SÓCRATES

CENAS GREGAS

A idéia é usar a estética dos tradicionais vasos ( ânforas) de cerâmica gregos, onde se vê a "narrativa" de cenas gregas desenhadas em fundo preto e recortadas no "vermelho" do barro da cerâmica, num estilo bem peculiar. Assim, colocamos Socrates neste "ambiente" para que ele passe suas idéias de razao, virtude, o bom, o belo e o justo, maiêutica, diálogo, dialética, ironia socratica etc. Sócrates dialoga com figuras humanas contextualizadas em seus afazeres cotidianos sociais, politicos ou familiares, em cenários da Atenas clássica, como a Acrópole, a Ágora etc.


FUNDO PRETO. GREGA DOURADA EMOLDURANDO A CENA. SÓCRATES NA ACRÓPOLE. LETREIRO: SOCRATES. ATENAS, 470-399 AC.
LOC OFF: Sócrates nasceu em Atenas, no ano 470 Antes de Cristo,… em tempos de glória democrática…. Filho de um escultor e de uma parteira, … foi soldado, escultor, senador e, a partir da maturidade, filósofo.

SOCRATES RODEADO DE PESSOAS, OUVINDO-O.
LOC OFF: Alegando que desde criança ouvia a voz de deus instigando-o ao oficio da filosofia…Sócrates passou a perambular pelas ruas de Atenas feito um pregador laico,… na missão de ajudar as pessoas a descobrir nelas mesmas o conhecimento que as conduziria à virtude …Sem cobrar dinheiro algum …Aberto a quem quisesse ouvi-lo,… ricos ou pobres…

SÓCRATES PERGUNTA. LETREIRO: O QUE É A ESSÊNCIA DO HOMEM?
A ALMA = RAZÃO = EU CONSCIENTE = CONSCIÊNCIA INTELECTUAL E MORAL
LOC OFF: A pergunta essencial de Sócrates era: …
SÓCRATES:O que é a essência do homem?
LOC OFF: E ele respondia: …

SÓCRATES RESPONDE.
SÓCRATES: O homem é a sua alma…
LOC OFF: Alma como razão, o eu consciente, a consciência intelectual e moral …O que distingue o ser humano de todos os outros seres da natureza.

CENA RURAL. FILOSOFOS OLHANDO A NATUREZA. LETREIRO: PRÉ-SOCRÁTICOS: NATUREZA. SÓCRATES: O HOMEM.
LOC OFF: Sócrates e os filosofos sofistas abandonaram a preocupação dos filósofos pré-socráticos em explicar a natureza …E se concentraram na problemática do homem…. No entanto, contrario aos sofistas,Sócrates se opunha ao relativismo dos seus valores.

CENA NA ÁGORA. FILOSOFOS SOFISTAS FAZEM DISCURSOS EXAGERADOS, CHEIOS DE ENCENAÇAO. SÓCRATES NUM CANTO BALANÇA A CABEÇA, CONTRARIADO. PLATAO APONTA O DEDO PARA ELES, FURIOSO.
LOC OFF: Os sofistas formavam um grupo à parte de uma espécie de “retóricos de aluguel”…Valendo-se da arte da argumentação, eles relativizavam a ética e a moral, defendendo o que… e quem quer que fosse …Desde que bem remunerados…A eles Platão chamou de " impostores…e malabaristas de argumentos.

XENOFONTE, ARISTOFANES E PLATAO. LIVROS DELES.
LOC OFF: Sócrates não deixou nenhum escrito e tudo o que se sabe de suas idéias está nos textos militares de Xenofonte, …nos textos cômicos de Aristófanes …e principalmente nos textos filosóficos de Platão, o seu melhor discípulo… Platão o transformou em protagonista em O Banquete, Apologia de Sócrates, Alcebíades I, Teeto, Fedon e A República, entre outros …

SOCRATES DIALOGANDO COM UM JOVEM. LETREIRO: TODOS NASCEM COM O CONHECIMENTO.
LOC OFF: Sócrates acreditava que todos já nascem com o conhecimento …E que cabia ao mestre realizar o parto desse conhecimento…Ele entendia que só o conhecimento que vem da alma é capaz de revelar o verdadeiro discernimento do que é justo, bom e certo.

SOCRATES COM FORCEPS NA MAO. LETREIRO: MAIÊUTICA = MÉTODO DIALÓGICO.
LOC OFF: Para partejar esse conhecimento …Sócrates aplicava um método dialógico que ele chamou de “maiêutica”,… termo do latim obstetritìa,órum, 'funções da parteira'…Em clara referência à sua mãe…

LETREIRO: A RAZAO TRAZ A VERDADE À LUZ.
LOC OFF: Ele dizia que,… assim como sua mãe ajudava a trazer à luz a vida, …o filósofo ajuda a trazer à luz a verdade … Basta usar a razão!

SOCRATES NA JANELA DE UMA CASA, CONVERSANDO COM ALGUEM.
LOC OFF: No começo do diálogo, Sócrates se posicionava como se não soubesse de nada do assunto …E dava início ao colóquio, com uma pergunta ao seu ouvinte, …que a respondia com seu próprio jeito de pensar …

SOCRATES FAZ QUE SIM COM A CABEÇA, POE A MAO NO QUEIXO, PENSA. E FALA DE NOVO. LETREIRO: IRONIA SOCRATICA> CONTRA-ARGUMENTO.
LOC OFF: O mestre então fazia de conta que aceitava seu ponto de vista…. Porém, com um senso de humor que desorientava o interlocutor…. – a chamada ironia socratica - … ele contra-argumentava … E buscava convencer o ouvinte da esterilidade e contradições de suas reflexoes,…. levando-o a admitir o seu equívoco e o seu desconhecimento.

LETREIRO: DIALÉTICA SOCRATICA. 1. TESE = AFIRMAÇAO. 2. ANTÍTESE = OPOSIÇAO. 3. SÍNTESE = RESULTADO DO RACIOCÍNIO.
LOC OFF: As perguntas feitas por Sócrates são próprias da chamada dialética socrática – isto é, do exercício de contrapor argumentos contrários…Basicamente, o método dialético apresenta três elementos: a tese, a antítese e a síntese. A tese é uma afirmação…. A antítese é uma oposição à essa afirmaçao…(Como a propria palavra diz: anti…tese….) E, do embate entre tese e antítese surge então, o terceiro elemento: a síntese,… que é o resultado do raciocínio ….Prevalência do intelecto sobre a “opinião”.

SOCRATES NO ORACULO DE DELFOS. PORTAL ESCRITO CONHECE-TE A TI MESMO.Å
LOC OFF: O propósito desse rol de perguntas vinha da crença de Sócrates de que só existe uma maneira de conhecer a verdade:….conhecendo-se a si mesmo….É famosa a sua frase: conhece-te a ti mesmo, …inspirada na inscrição no Oráculo de Delfos, … centro sagrado de consultas aos deuses gregos…

SOCRATES FALANDO SOZINHO. LETREIRO; SÓ SEI QUE NADA SEI.
LOC OFF: Para Sócrates, só quem conhece a si mesmo é que sabe….que não sabe…A grande virtude, segundo ele, é saber que não sabe…” Só sei que nada sei”, ele afirmava…. Quanto mais sabe que não sabe,…mais sábio é um homem….

SOCRATES OBSERVANDO COM REPROVAÇAO UM GREGO ORADOR BATENDO NO PEITO, ARROGANTE.
LOC OFF: E os que pensam que sabem, e não sabem que não sabem, seriam, na sua concepção, os mais tolos…

UMA PITONISA NO ORACULO DE DELFOS FALANDO COM XENOFONTE.
LOC OFF: No texto Apologia de Sócrates, Sócrates relata que a pitonisa do Oráculo de Delfos teria afirmado ao historiador e seu discípulo Xenofonte que o homem mais sábio de todos era ele, Sócrates….

SOCRATES APONTA PARA ELE MESMO E FAZ SINAL QUE “NAO”.
LOC OFF: Logo eu! – Sócrates contestou… que justamente o que sei é que nada sei…Um sábio?...

SÓCRATES CONVERSANDO COM UM POLITICO, DEPOIS COM UM POETA, DEPOIS COM UM ARTESAO.
LOC OFF: Então… Sócrates teria ido procurar políticos, poetas e artífices, ….para provar que eles, sim,…. por seus privilegiados ofícios,… certamente seriam mais sábios que ele…Porém, decepcionado com sua arrogância e soberba,…Sócrates confessou finalmente entender o que significava ser sábio, …para Delfos…

SÓCRATES SE OLHA NO ESPELHO, ANALISANDO SEUS DEFEITOS.
LOC OFF: Sábio é o homem capaz de perceber seus limites e imperfeições…Compreender as ilusões das aparências… a efemeridade das paixões….E, com a razão, controlar-se…Só assim, saberá depurar seu coraçao e sua alma… e agir com justiça e retidão…

TRIBUNAL DE JUIZES ATENIENSES JULGANDO SOCRATES.
LOC OFF: A crítica àquelas três categorias de cidadãos pesquisados por Sócrates resultou em ódio e vingança dos seus desafetos…. culminando em sua condenação à morte por envenamento por cicuta,...promulgada por um tribunal.

TRES GREGOS APONTAM O DEDO A SOCRATES, ACUSADORES; MELETO, ANITO E LICON.
LOC OFF: Seus acusadores foram: Meleto, pelos poetas,… Anito, pelos artífices …e Licon, pelos políticos…. Eles acusavam Sócrates de dois crimes: corromper os jovens com suas idéias subversivas …e negar a existência dos deuses atenienses.

SÓCRATES RODEADO DE AMIGOS, COMO EM FAMOSO QUADRO DO PINTOR FRANCES DO SEC 18, JACQUES-LOUIS DAVID, A MORTE DE SOCRATES. .
LOC OFF:…Recusando-se a abrir mão de suas idéias, ….que o libertaria da condenação,… abrandada para exílio,… Sócrates enfrentou a morte aos 71 anos, …como um ato de coerência e dignidade. …No dia da sua execução, .....narrado na Apologia de Sócrates, ....o mestre reuniu os amigos e discípulos e, ....antes de beber o cálice fatal, despediu-se:

SOCRATES FAZ UMA ULTIMA REFLEXAO.
SOCRATES: “Se de fato, é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente (…) porquanto todo o tempo se resume a uma única noite….Se, ao contrário,… a morte é como uma passagem deste para outro lugar, (…) e que lá se encontram todos os mortos,… qual o bem que poderia existir, ó juízes,… maior do que este? (…)

OS DISCIPULOS SE DESESPERAM.
SOCRATES: Mas, já é hora de irmos: …eu para a morte… e vós para viverdes…

SOCRATES ENCERRA.
SOCRATES: (...) Quem vai para melhor sorte,… isso é segredo…exceto para deus”. FIM.
( Graça Craidy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

MEU QUERIDO DEMÔNIO DA TASMÂNIA

Ano passado, passei 40 dias em Roma, estudando pintura e frequentando museus e galerias de arte. Não me lembro em nenhum momento de o nosso ...

MAIS LIDAS