O jornalista, a publicitária e a noite das garrafadas.


Acht, que o Bier Klaus, aquele bar alemão no comecinho da Dr. Timóteo, em Porto Alegre, era uma delícia!

A gente se reunia por lá toda semana pra saborear um sanduíche aberto (que os paulistas chamam de canapé) feito delicadamente com pão preto rústico cortado em fatias fininhas, tedescamente engalanadas com salame, lombinho ou pernil bem suculento, cenoura, pepino em conserva, tomate e ovo cozido pra arrematar. Tudo temperado com uma boa mostarda escura, daquelas de arrancar lágrimas do vivente.

Quem comandava o lugar era um casal adorável de alemães, já de meia idade, tio Walter e sua esposa que, se não me engano, eram gente boa lá das bandas de Ijuí, minha cidade natal, como todos sabem, terra de legítimos alemães, uma vez!

Uma noite, estávamos todos no bar do tio Walter, numa mesona de umas 20 pessoas, por aí, montes de gente proseando, bebendo chope, vinho, comidinhas da frau do tio Walter, e entre nós, um certo jornalista de Porto Alegre metido a colunista, que se arrogava a comandar os destinos da mesa, não sei bem baseado em que salvo-conduto, visto que a maioria da mesa era de amigos que se conheciam entre si e ele, certo que não era amigo nosso. Provavelmente, tinha vindo parar ali acompanhando alguma moça.

Sabe aquelas pessoas que usam dois nomes e dois sobrenomes pros outros pensarem que elas são aristocratas? Que se apresentam entre pessoas físicas com língua de pessoa jurídica, vomitando nomes e sobrenomes: Fulando Beltrano de Tal de Tal, muito prazer!

Nhé!

Como diz a gurizada hoje, o homem era um  fazido de marca maior, tipinho metido a sebo, arrogantezinho que só. Porque era jornalista e colunista (diga-se, de uma coluna mediocrérrima), se achava o rei da cocada preta. Quer dizer, rei da cocada preta pra turma dele, que eu, só de saber que alguém se acha o rei da cocada preta já fico louca pra cocar a criatura bem no meio dos olhos.

O talzinho, por  sinal, estava ridiculamente vestido com um paletó branco tipo summer, imagina, vestir summer pra  ir tomar chope no tio Walter? Arschloch! O traje já entregava a babaquice do sujeito.

Estávamos ali naquela mini festa de babette e se junta a nós um violeiro com sua viola e começa a dedilhar acordezinhos básicos, provocando os possíveis cantores da roda. Não me aguentei. Chegadíssima numa viola e numa boemia, modéstia à parte com um repertório bem legal e voz até que bem afinada, me aligeirei em puxar uma cadeira pra perto do violeiro.

E comecei a cantarolar baixinho com ele, naquele momento mágico em que só quem mexe com música vai entender do que estou falando, quando as almas meio que vão se sintonizando num dial quântico, olho no olho, entrega mútua, os espíritos se ajeitando em um pentagrama invisível onde tudo que a harmonia deseja é se aquerenciar. E a garganta vai se polindo em buscas suaves da melhor afinação, da respiração na medida e, principalmente, do sentimento, que sem sentimento tudo é só consumo, não dá pra ser feliz.

Pués, tô ali naquela previazinha sencilla e escuto o rapaz do summer branco mandar lá do lugar dele que a gente ficasse quieto, que ele não tava a fim de som na mesa. Argumentei que ia ser bacana, só alegria, quando ele cometeu o grande erro da noite. Ordenou que eu voltasse pro meu lugar e que fosse me foder. Pior: ele ofendeu meus ancestrais libaneses que fizeram tanto amor por tantos séculos pra que eu tivesse este nariz assim arabesco, grande, generoso. O desavisado arrematou o vá-se-foder com " e vê se senta em cima desse nariz e cala a boca!"

Pra quê!... Me lembro como se fosse hoje. Eu estava, como sempre, tomando um vinhozinho, e tinha levado comigo a garrafa e a taça, quando me mudei pra perto do violeiro. Ao escutar o desaforo daquele idiota enfatiotado de branco, parece que me baixou um santo ao mesmo tempo calmo e endemoniado. Sem pensar duas vezes, peguei a garrafa de vinho que estava pela metade e me postei de pé bem atrás do nojento, como um anjo do mal, e comecei a derramar devagarinho, no topo da cabeça dele, todo o vinho que ainda restava na garrafa. Que glória!

Aquele vinho maravilhosamente bordô se jorrava do gargalo feito cachoeira mansa. Da cabeça do cara, escorria para o rosto e emendava nos ombros do paletó branco e descia rasgando caminho abaixo na gola, manchando bolso, peito, gravata, indo morrer melancolicamente no bico do sapato.

Acabado o vinho, bati a garrafa na mesa, como quem bota um ponto final, como quem se dá por satisfeito. E falei pro tio Walter: - desculpa, tio, amanhã eu volto pra pagar minha conta!

Todo mundo ao redor mudo, pasmado, sem entender a razão do furdunco. Que escândalo!  O tal jornalista, também. Ficou tão estupefato, tão bobo, tão tonto com a surpresa e o ineditismo do acontecido que, a princípio, não reagiu, parado, patético, sangrando vinho pela cabeça como se tivesse levado um tiro. Ele não conseguia atinar de onde tinha saído tudo aquilo.

Quando eu me dirigia vitoriosa pra porta de saída do bar, no entanto, o tipo se acordou enfurecido, levantou impetuosamente e se veio feito boiada desgovernada pra me triturar, me fazer em pedacinhos, me cobrar a humilhação, destruído todo o inútil charme do seu estúpido summer.

Mastigando um filhadumapu entredentes, ele jogou o corpo pra cima pra me alcançar, mas não contava com a suprema presença de espírito da Maninha Aragón, redatora publicitária minha amiga, colega querida da Marca Propaganda.

No que o monstro do lago ness levantou, ela só usou a cabeça. E um único pé. No meio do caminho do cara tinha um pé da Maninha. No meio do caminho tinha um pé. E foi bem ali, no pé da Maninha no meio do caminho, que o gnu ensandecido tropicou feito uma vaca ébria e se esborrachou no chão feito uma jaca podre.

Foi o que deu pra eu apressar o passo e me escapar porta afora, me enfiando rapidamente na minha super Brasília azul que zarpou a mil pelo brasil rumo à minha casa na Salgado Filho, onde me abriguei junto dos meus irmãos, às gargalhadas, com o coração saindo pela goela, mas a alma lavada. Toma, fdp, garganteia agora!

No dia seguinte fui pagar minha conta no tio Walter. E nunca mais vi o dono do tal summer ensanguentado de vinho de uma noitada malsã. Mas garanto que o desinfeliz jamais esqueceu dessa história. Ou, pelo menos, nunca mais vestiu aquele summer cavernoso pra tomar chope em bares alemães.

( Graça Craidy)
Ilustração: http://vousairparaveroceu.blogspot.com.br/

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, TALVEZ SE INTERESSE POR ESTE.


30 comentários:

  1. Maria Helena Craidy escreveu:

    genial, prima. Bj

    ResponderExcluir
  2. Silvia Regina Lopes Guimarães escreveu:

    OOO guria tchê.......adorei!!!!! E como sempre....ri muiiiittooo......

    ResponderExcluir
  3. Patrizia Donatella Streparava escreveu:

    Ecco! Brava!

    ResponderExcluir
  4. Circe Burmann Viecili escreveu:

    Graça tu és genial.....

    ResponderExcluir
  5. Pedro Craidy escreveu:

    Menschenskind! Fizeste o que já tive vontade de fazer várias vezes..Hehe

    ResponderExcluir
  6. Vera Lucia Bemvenuti escreveu:

    Ô Graça, a historia é otima.... So tu mesmo para dar esse final rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. João Craidy escreveu:

    parabens! os craidy não levam deseforo para casa

    ResponderExcluir
  8. Adriana Gragnaniescreveu:

    ‎"E foi bem ali, no pé da Maninha no meio do caminho, que o gnu ensandecido tropicou feito uma vaca ébria e se esborrachou no chão feito uma jaca podre."

    Vamos à leitura de Graça Craidy!

    ResponderExcluir
  9. Sérgio Mudado escreveu:

    Hanninha, a guria.

    ResponderExcluir
  10. Bruno Stelet escreveu:

    Kkkkkkk. Nossa, como tive raiva desse chato! Lavei a alma também com o bordô do vinho escorrendo! Kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Henrique Mendel escreveu:

    bom demais gracinha. beijos

    ResponderExcluir
  12. Mt Bom, que noite memorável!

    ResponderExcluir
  13. Sara Seadi escreveu:

    Foi demais, hehehe! Lembro mt bem!

    ResponderExcluir
  14. viu,viu? Taí a Sarinha de testemunha, que não me deixa mentir...hahaha!

    ResponderExcluir
  15. Marino Boeira escreveu:

    Muito boa esta história. Morro de curiosidade em saber quem era o tal jornalista almofadinha. Como é uma história antiga, não vale mais segredo. Quem é o tal?

    ResponderExcluir
  16. ahhhhhh, bom! esta eu so conto intramuros....rere!

    ResponderExcluir
  17. Guilherme Azevedo escreveu:

    Sublime! Sublime! O Inferno pra jornalista janota é pouco!

    Bora pro Jornalirismo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Ney Gastal escreveu:

    Ahhhhh...
    Quanto custa pra saber quem era o pústula?

    ResponderExcluir
  19. Nara Fogaça escreveu:

    Gracinha. Que bom ter essas história pra contar, né? Que glória!
    Quem era ele? Que prazer que deve ter sido.

    ResponderExcluir
  20. Regina Cury escreveu:

    Compartilhei seu blog agora há pouco no FB. É muito gostosos de ler! Tudo lindo. Sou sua fã.

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  21. JCPiedade escreveu:

    Realmente vc foi ÓTIMA!!
    Eu queria estar lá pra ver e te ajudar entornar mais uma garrafa, e enfiar um salame inteiro goela abaixo do pedante.

    ResponderExcluir
  22. Beatriz Henriques escreveu:
    gostei do Blog...................que é esta rpima.......quero conhecer! bom texto e muito bom humor.............................e uma feroz observadora de gente..............existe coisa melhor que gente!?

    ResponderExcluir
  23. Graça
    Reli a crônica. Além do pé no meio do caminho, senti a cadência da música Construção: "que o gnu ensandecido tropicou feito uma vaca ébria e se esborrachou no chão feito uma jaca podre."
    O vinho se fez de viola.

    ResponderExcluir
  24. Roque Callage Neto escreveu:

    Graça, há muito não nos vemos, parabéns pelo teu blog, está excelente, que texto muito bom...que crônicas paulistanas instigantes e saborosas... grande abraço, Roque Callage

    ResponderExcluir
  25. Edmar Salles escreveu:

    Graça, amo as coisas que você escreve mas, sem querer retocar seu texto impecável, minha pistola de merda teria sido mais útil contra o seu algoz. Pode imaginar que lindo um tiro de merda num paletó branco? É um pecado desperdiçar vinho com babaca desses. Escreve mais, vai. Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Angelica de Moraes escreveu:

    Rolei de rir, Gracim! Essas coisas só acontecem com a manin. Fui muitas e muitas vezes a esse mesmo bar (inclusive com nossa tchurma do Puk Puk) mas nunca fui brindada com esse show hilário. O ogro seboso bem que mereceu. A filha de Sybilla é uma dama. Mas não provoquem que ela tem uma faca na bota, tchê.

    ResponderExcluir
  27. Suzane Maia escreveu:

    Muito bem feito! E muito bem contado também!

    ResponderExcluir

  28. Ivan Caires escreveu:

    Para meus adorados amigos que não conhecem minha amiga Graça Craidy, redatora ímpar; podem começar por aqui...kkkkk...Vale muito tudo que ela escreve.

    ResponderExcluir

DESTAQUE

MEU QUERIDO DEMÔNIO DA TASMÂNIA

Ano passado, passei 40 dias em Roma, estudando pintura e frequentando museus e galerias de arte. Não me lembro em nenhum momento de o nosso ...

MAIS LIDAS