![]() |
UM APERTO DE MÃO PRECISA TRADUZIR SEU PORTADOR. |
Aparentemente, uma mão normal, saudável, bonita, pele boa, forte. Eu falo aparentemente porque de lá onde eu venho, no meu Ijuí - onde somos transparentes e até rústicos além do necessário, no trotear do dia a dia -, das primeiras coisas que uma mãe, um pai, ensina a um filho homem é que mão indica caráter. E que um aperto de mão, portanto, precisa traduzir, sem deixar dúvidas, o seu portador.
Hay que parecer - além de ser - firme, honesto, verdadeiro. Hay que apertar com vigor, com firmeza, quase um choque de energia que se transmite ao interlocutor.
Discurso sem palavras, Barthes em tradução simultânea.
E ai de ti se ousares te apresentar com mão mole, apática, mão de molusco. Levas daqui um tapa na orelha, do teu pai. Dali, o compadre desconfia das tuas intenções. E de lá, ficas mal-falado nas rodas das comadres.
![]() |
BARTHES EM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA. |
Pois le digo que Alfons Hug faltou a essa aula. Não sei se lá de onde ele vem não se enfatiza com a suficiente força a necessidade de um aperto de mão testosterônico. Acho difícil, pois minha terra foi colonizada por símiles de Alfons Hugs teutos. Logo, a cultura é a mesma.
O que sei é que gente que lhe apertou a mão ontem à noite, em evento das artes, voltou do embate meio sem jeito, desenxabida, desconcertada, relatando molezas arredias, mão de pinça que pegava só no dedo, quase com repulsa, e houve até um - flor de mentiroso! - que inventou que após apertar as mãos de certas pessoas suadas, ansiosas e grudentas, Alfons teria tomado, rapidamente e às escondidas, uma dose dupla de antibiótico preventivo.
![]() |
MOLEZAS ARREDIAS, MÃO DE PINÇA. |
Não sei, não vi, não posso garantir. Mas, como sempre dizem os fofoqueiros indicando a fonte: quem me contou foi a prima do cunhado do vizinho do Fulano que vem a ser contraparente da tia que eu
Brincadeiras à parte, sugiro ao mestre Alfons que, na próxima rodada, antes de apertar mão de gaúcho, coma feijão, uma vez! (GRAÇA CRAIDY)
Foto: André Ávila / Agencia RBS